Curso de Graduação em
Secretariado Executivo Trilíngue

Informativo

Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue comemora 25 anos de criação

Os 25 anos da graduação em Secretariado Executivo Trilíngue da UFV foram celebrados, na noite da última segunda-feira (3), em um evento que reuniu estudantes, funcionários, professores e graduados. Um dos cursos mais tradicionais e reconhecidos do país na área, tanto pelos diferenciais que oferece aos graduandos quanto pela recorrente presença em rankings que atestam sua qualidade, comemorou duas décadas e meia de existência de uma trajetória repleta de conquistas. Essa história pode ser conferida no vídeo disponibilizado na página da Universidade no Facebook.

Iniciado em 1991, o curso começou como uma habilitação do Bacharelado em Letras, à época na condição de bilíngue: além de todas as disciplinas e competências específicas relativas ao campo de atuação, o estudante também era qualificado para se comunicar em inglês e francês. Atualmente, é trilíngue, formando profissionais igualmente capacitados para a língua espanhola. “Sem contar as demais possibilidades de aprendizado de outros idiomas que a Universidade proporciona em nível de extensão, como o italiano, o alemão e outros. Mesmo não sendo obrigatórias, essas oportunidades complementam a formação e enriquecem ainda mais o currículo do acadêmico graduado na UFV, já bastante valorizado no mercado de trabalho”, explica o professor Odemir Baeta, que há 12 anos leciona na instituição.

A inserção dos graduados do curso no mercado de trabalho é expressiva, o que inclui grandes corporações multinacionais, renomadas empresas públicas e autarquias. Em meio a tantas opções de atuação, também tem crescido a busca por qualificação em pós-graduações, com graduados buscando o caminho do mestrado e do doutorado. “Sempre foi uma área que busquei durante meus estudos, e nossa graduação tem esse perfil de, também, preparar para a pesquisa”, conta a graduada Luiza Franklin, atualmente mestranda em Administração Pública.

Muitos formados no curso estiveram presentes na cerimônia. Uma delas, Emily Barcelos, da Embrapa Gado de Leite e da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado, graduada em 2002, ministrou palestra sobre a evolução da carreira nesse campo profissional. “Fico feliz e honrada por poder participar. O curso é uma referência nacional e todos os envolvidos devem ser parabenizados”, observou.

Também presente no evento, a reitora da UFV, professora Nilda Soares, comentou a relevância dessa área de atuação, ressaltando o caráter estratégico desses profissionais para as organizações e instituições. “Um curso sempre em destaque em avaliações é motivo de muito orgulho, tanto pelo empenho dos professores e servidores que nele atuam quanto dos estudantes que tão bem o representam”, acrescentou.

A diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Maria das Graças Soares Floresta, enfatizou o desenvolvimento dessa graduação na UFV. “O corpo docente está cada vez mais qualificado, as oportunidades são diversas, como na área de pesquisa, na empresa júnior e outras atividades. É uma ocasião importante e todos que participam estão de parabéns”.

(Divisão de Jornalismo)

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress